Operações de carácter material e imaterial

Nova Av. Vasco da Gama

Avenida / Falésia / Elevador

Com as intervenções na Av. Vasco da Gama pretende-se qualificar este espaço nobre da cidade, dinamizando a sua vocação de zona para actividades de cultura, desporto, turismo e lazer. A reabilitação da falésia inclui o tratamento paisagístico em toda a sua extensão e a consolidação da zona crítica central. A ligação em elevador visa fomentar a relação entre a frente marítima e o Centro Histórico.

Espaços pedonais

Espaços pedonais

Requalificação dos espaços pedonais envolventes do Castelo (Largo João de Deus, baluarte do Castelo e "antigo cemitério" - entre Estátua de Vasco da Gama e Igreja Matriz), melhorando as condições de mobilidade e recuperando valor para uma área arquitectónica e paisagisticamente privilegiada do Centro Histórico.

Arruamentos

Arruamentos

Requalificar os principais arruamentos do Centro Histórico, com pavimentos que garantam melhores condições de utilização pedonal, e tratamento das redes de infra-estruturas. Arruamentos abrangidos: Rua Cândido dos Reis, Rua Teófilo Braga, Praça Tomás Ribeiro, Rua Miguel Bombarda, Rua Sacadura Cabral, Rua do Muro da Praia, Largo do Muro da Praia, Largo do Castelo, Rua João de Deus, etc.

Câmara Velha

Câmara Velha

Recuperar e adaptar o edifício municipal da Câmara Velha, situado na Rua Teófilo Braga, para sede do serviço de música da Escola das Artes do Alentejo Litoral. A continuação de apoio estatal a este serviço depende da existência de condições físicas de acordo com as exigências do ensino artístico e certificadas pelo Ministério da Educação, criadas com este projecto.

Pátio das Artes

Pátio das Artes

Qualificar o espaço público actualmente degradado entre a Rua Pêro de Alenquer e a Rua Marquês de Pombal, criando uma zona polivalente para acontecimentos culturais contígua ao Centro de Artes de Sines, na entrada norte do centro histórico.

op-urb-comercial

Urbanismo Comercial

Conhecer melhor a oferta e a procura de comércio do centro histórico, contribuindo para a revitalização da actividade económica existente, na sua maioria comércio tradicional, e apontando caminhos para devolver ao coração da cidade a sua vocação de “centro comercial e económico a céu aberto”.

op-reabilit-urbana

Reabilitação Urbana

O Programa de Reabilitação Urbana do Centro Histórico de Sines visa preparar uma intervenção integrada de reabilitação da habitação desta zona da cidade. A componente de informação e aconselhamento será uma das mais importantes.

op-din-musical

Dinamização Musical e Artística

Dinamização cultural da área de intervenção com os objectivos, entre outros, de fomentar o convívio entre moradores, população em geral e visitantes, valorizar o património do centro histórico, as suas valências comerciais e culturais e sensibilizar os diferentes públicos para a música e as artes.

op-anim-rua

Animação de Rua

Dinamização cultural da área de intervenção, fomentando a vinda da população e visitantes ao Centro Histórico, educando e sensibilizando os diferentes públicos para as artes e os valores locais e aumentando o volume de vendas dos estabelecimentos comerciais do centro da cidade.

Tela no Castelo

Plano de Comunicação

Informar sobre a configuração, andamento e efeitos do programa, envolver a população nas acções desenvolvidas, divulgar os valores locais e explorar o impacte da intervenção na imagem e desenvolvimento das funções urbanas, turísticas e culturais de Sines como única cidade marítima do Alentejo.

Paços do Concelho

Gestão da Parceria

O objectivo fundamental da estrutura de gestão da parceria é a concertação entre os parceiros e a construção de sinergias e de complementaridades, num esforço de optimização dos meios disponíveis e de promoção da eficiência durante a concretização do programa.

top Mapa do site Home  »  Operações top
partners
 
 

Fechar

Close